quarta-feira, 17 de março de 2010

Passos básicos para começar a investir na Bolsa de Valores

Começar a investir em ações é muito simples e acessível a qualquer pessoa. E ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso ter um grande capital para começar.

O primeiro passo é abrir uma conta numa corretora. Pode ser num banco onde o investidor já possui conta, ou numa corretora independente. Para escolher corretamente é necessário que o investidor verifique os custos de que serão cobrados a cada ordem de compra ou de venda que serão enviados. Em geral, os custos se dividem em três tipos: a corretagem, os emolumentos e a taxa de custódia. A corretagem é cobrada a cada ordem de compra ou de venda que for executada. Sendo o custo mais alto dos três vale a pena se atentar a este detalhe. Algumas corretoras cobram um valor percentual da operação, e outras um valor fixo em torno de R$ 10,00 ou R$ 20,00. Os emolumentos são pagos a Bovespa. E a taxa de custódia é paga a CBLC, embora algumas corretoras não cobrem.

Abrindo a conta, o cliente irá receber uma senha para acessar o home broker. No home broker é possível acompanhar o pregão on-line e enviar as ordens diretamente para a Bovespa. Outra forma de enviar ordens é pela mesa de operação, entrando em contato diretamente com a corretora.

Depois de aberta a conta, é preciso disponibilizar recursos para começar a operar. No site da corretora escolhida, consta o número da conta em que o depósito deverá ser feito. Quando a conta for aberta num banco o cliente pode usar os recursos disponíveis na sua própria conta bancária. Quando a conta é aberta numa corretora, está possuirá uma conta numa agencia bancária, e é nesta conta que o cliente deverá disponibilizar os recursos. Uma vez enviados, o saldo ficará registrado na conta que o cliente abriu na corretora e poderá ser acessado no home broker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário