quinta-feira, 18 de março de 2010

Ações e possibilidades de ganhos

Do ponto de vista da economia as ações são títulos nominativos, negociáveis e que representam a menor fração do capital social de uma empresa de capital aberto ou SA. Quem compra ações na Bolsa de Valores se torna sócio daquela empresa, na proporção do capital investido. Como sócio tem direito a participar dos lucros da companhia. Estes lucros são distribuídos em forma de dividendos e representam uma das possibilidade de ganhos com as ações.

Já pela ótica do investidor, ações são um investimento de renda variável, ou seja, um investimento cujo retorno efetivo só será conhecido na hora em que for efetivado. Assim, aparece mais uma possibilidade, as oscilações dos preços na Bolsa de Valores.

Entretanto existem ainda outras formas de lucrar com ações: a bonificação e os direitos de subscrição. Bonificação é a distribuição de novas ações aos detentores de posições, em data definida pela assembléia. A bonificação poderá ser distribuída sob a forma de novas ações ou em espécie ($). Direito de Subscrição é uma forma que as empresas utilizam para captar recursos novos no mercado. Porém por serem geralmente definidos níveis de preços abaixo dos valores praticados no mercado (Bolsa de Valores), surgem como uma oportunidade aos já acionistas obterem ganhos de capital. Aos detentores das ações, lhes é assegurado o direito a subscrever, na proporção igual a sua participação anterior ao lançamento.

Um ponto importante que está relacionado com os ganhos, diz respeito ao horizonte temporal do investidor. Enquanto os dividendos, direitos de subscrição e bonificações podem ser bem vindas aos investidores de longo prazo, para os traders, ou seja, aqueles que investem somente no curto e curtíssimo prazo, só interessa as oscilações de preços, as outras possibilidades atrapalham mais do que ajudam

Nenhum comentário:

Postar um comentário