sábado, 20 de março de 2010

Introdução à Análise Gráfica

Os adeptos da análise técnica acreditam que os preços do mercado, refletem tudo o que se passa na economia, nos fundamentos e também as expectativas dos investidores. É bem simples entender, se pensarmos em tomada de decisão. As pessoas decidem comprar ou vender de acordo com suas expectativas sobre o futuro das empresas, e não de acordo com os dados propriamente ditos. Não existem estatísticas para as expectativas das pessoas, mas elas ficam expressas nos preços de mercado, já que, o preço de mercado é o consenso entre os que acham que o mercado vai subir (compradores) e os que acham que vai cair (vendedores). Assim já que o preço reflete tudo, para o analista técnico basta olhar para o gráfico para fazer suas projeções de mercado.

Para o analista técnico é o comportamento da massa de investidores que comanda a direção dos preços no mercado. Os preços formam topos e fundos nos gráficos, deixando tendências que podem ser observadas. Quando topos e fundos mais altos estão ocorrendo diz-se que a tendência é de alta, e no contrário, topos e fundos mais baixos indica tendência de baixa.

Charles Dow, considerado o pai da analise gráfica, propôs uma teoria que explica as tendências do mercado. Para Dow, existem duas tendências: tendências de alta e de baixa. Entretanto existe ainda o mercado lateral ou sem tendência. A tendência de alta se divide em três fases: acumulação, alta sensível e euforia. Uma tendência de alta pode ser analisada, traçando-se uma LTA (linha de tendência de alta) no gráfico de preços, unindo-se os preços dos fundos principais com uma reta.


LTA
Mas o mercado também tem tendências de baixa que se divide em: distribuição, pânico e baixa final. Esta pode ser analisada pelo traçado de uma reta LTB (linha de tendência de baixa), que liga os topos principais com uma reta.
Enquanto uma LTA segue, o mercado está comprador. O rompimento da LTA fornece um indicativo de venda para aquela ação. Enquanto uma LTB continua, os investidores estão com expectativas ruins, e o mercado está vendedor. No momento que esta reta é rompida ela fornece um sinal de compra, que é baseado na mudança das expectativas dos investidores.

LTB


Nenhum comentário:

Postar um comentário