sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Seu comportamento anda atrapalhando seus investimentos?

A Bolsa de Valores vem se popularizando rapidamente nos últimos anos. Segundo uma reportagem da revista Bovespa, atualmente os investidores individuais já correspondem a um quarto do total de investidores. Com isto, dentro de uma área que antes era de domínio dos profissionais de mercado hoje surge uma nova profissão que está sendo chamada de Trader.
Traders, ou investidores de curto prazo, são aqueles que tentam ganhar nas oscilações cotidianas do mercado, não dando muita atenção para o longo prazo, o que nem sempre é recomendado pelos especialistas. Apesar de serem um público bem diversificado, como é fácil comprovar quando entramos em algum fórum de investimento na Internet, todos são alimentados pelo mesmo sonho: ganhar dinheiro rapidamente. Infelizmente isto nem sempre acontece e sentimentos como medo, ganância, desilusão, raiva, pânico e ansiedade surgem dificultando ainda mais a já complexa tomada de decisão em investimentos. Alguns traders apesar de profundos conhecedores das técnicas de análise de investimentos, deixam de maximizar seus lucros no mercado acionário, não por falta de conhecimento técnico, mas sim por falta de auto-conhecimento.

Especialistas em tomada de decisão descobriram que alguns vieses cognitivos atrapalham os traders nas decisões de investimentos e podem levá-los a perder dinheiro de forma sistemática. Não é difícil encontrar bibliografia a respeito e por isto não vou me deter em explicar os vieses cognitivos. O objetivo deste post é ajudar o trader a identificar em seu comportamento, indícios de que esteja sendo vítima de vieses. Assim, procurei sistematizar alguns comportamentos freqüentes que podem estar levando o trader a deixar lucros preciosos no mercado.

-Você não consegue ficar sem acompanhar o pregão.

-Quase todos os dias você sente-se ansioso para o pregão começar.

-Você coloca stop de perda no seu homebroker mas retira assim que o preço está chegando perto.

-Você decide vender se cair até tal valor mas na hora H desiste, ou desiste de vender quando o preço chega no seu objetivo, achando que vai continuar subindo.

-Quando perde dinheiro numa negociação, logo quer entrar em outra posição para recuperar.

-Suas compras ou vendas são decididas durante o pregão.

-Ao invés de gastar seu tempo analisando as ações para comprar ou vender você gasta observando os movimentos dos preços.

-Voce deixa para definir sua estratégia de acordo com o que irá acontecer no pregão.

-Voce não consegue ficar longe do computador enquanto o pregão está correndo.

-Você se sente eufórico quando ganha e/ou com raiva quando perde e age de acordo com estes sentimentos mesmo depois que o pregão acabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário