quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hilo Activator

Deonir Joani Tomaselli

De uma forma muito parecida com o clássico SAR parabólico ou com as bem difundidas médias móveis, o Hilo Activator é mais um importante indicador de análise gráfica, sendo útil principalmente para quem opera no curtíssimo prazo. Como a maioria dos indicadores, indica para onde está caminhando a tendência. Porém diferente de outros indicadores de cruzamento, ele foi desenvolvido para ser usado no intraday e nos fornece momentos de entrada e saída bem mais precisos que estes outros.


O Hilo Activator é plotado sobre o gráfico de preços, preferencialmente o de linha, formando uma espécie de escada que oscila acima e abaixo dos preços, na medida em que estes sobem ou descem. Assim ele nos fornece indícios de inícios de tendências de alta ou de baixa, mostrando os pontos de entrada e saída para o intraday. Sua utilização correta é comprar quando o primeiro degrau cruza para baixo dos preços e vender quando um novo primeiro degrau cruza para cima.
O método também foi desenvolvido para fornecer pontos de stop no intraday. Para isto depois de comprar no cruzamento coloque um stop no valor exato do primeiro degrau. Depois disso vá subindo o stop a cada novo degrau, até que o indicador cruze para cima dos preços novamente, onde você seria “estopado”. Veja o gráfico abaixo para compreender melhor.


A grande vantagem deste método é que ele fornece os números exatos para o Trader deixando-o menos sujeito a análises subjetivas e mudanças de estratégias devido a influência das emoções na hora que está observando o pregão se desenrolar a sua frente. Métodos como estes são uma dádiva para o Trader iniciante que ainda não aprendeu a arte da disciplina.


Entretanto, como acontece com outros indicadores no curtíssimo prazo, o Hilo pode acabar nos fornecendo pontos de saídas demais, o que acaba tirando o Trader do mercado antes do fim da alta. Assim, uma forma de otimizar os lucros com este indicador consiste em combiná-lo com uma LTA. Desta forma a recomendação seria a seguinte: você compra no cruzamento da primeira “escada” do indicador, depois traça a LTA e a partir daí vai mantendo-se posicionado até que a reta seja cruzada. Desta forma o stop será adicionado menos vezes, o que permitirá aproveitar melhor a tendência, e obter um lucro maior.


4 comentários:

  1. Obrigado pela explicação Professor! Já fiz 9% neste mês usando esta técnica da reta com o Hilo, sempre usando a técnica de estratégia montada no diário que vcs ensinaram.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog. Os textos são bem variados e ótimos para quem está começando.
    Achei bem interessante este indicador, já tinha ouvido artigos a respeito, e gostaria de uma informação. Existe outro programa gráfico com o Hilo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Paulo obrigada pelo seu comentário.
    O Trader Grafico também tem.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite eu achei esse indicador bastante utel, eu andei procurando a formula pela internet e nao achei, voce sabe como se calcula?
    obrigado por ter perdido tempo comigo

    ResponderExcluir