segunda-feira, 26 de abril de 2010

Os investidores e as emoções

Tatiana Renaux Tomaselli
Quando pensei em escrever sobre as emoções na tomada de decisão de investimentos neste Blog, fiquei em princípio em dúvida sobre o quanto isto pode ser útil aos investidores e traders que estão começando. Minha dúvida decorre da experiência própria e do contínuo contato novos e experientes investidores. Aqueles que estão começando a investir, normalmente estão ávidos por conhecimento e em decorrência, atribuem qualquer perda à falta deste. Por outro lado, aqueles que já carregam uma longa história com o mercado costumam atribuir as mesmas perdas bem mais ao que chamam “psicologia”. Como os novos logo acabam descobrindo os limites do conhecimento teórico, resolvi escrever mesmo assim.
Coloquei psicologia entre aspas por que os investidores costumam chamar de psicologia o que na realidade são as emoções humanas. Observe um trader negociando que você saberá do que estou falando. O trader liga o computador cheio de confiança, como quem diz “Hoje vou ganhar dinheiro.” Depois de analisar e achar um momento oportuno (ou nem tanto) ele compra. Então começa a ficar tenso atentamente observando os movimentos dos preços. Se a ação não sobe, a tensão vai aumentando a ponto de quase explodir se alguém falar com ele. “Agora não posso, estou muito ocupado”, costuma dizer a quem se aproxima. Acontece que a sorte estava do lado dele e o mercado começou a subir. Então ele se levanta animado, vai tomar um café e começa a puxar assunto com alguém que está por perto. “O mercado está bom hoje.” comenta. Se a ação sobe muito este sentimento logo se transforma em euforia.
A neuropsicologia vem estudando como as emoções afetam na nossa tomada de decisão e descobriu que quando somos tomados por uma emoção, passamos a perceber a realidade de uma forma diferente do que ela é, ajustando-a ao que estamos sentindo. É parecido com quando você vai ao mercado com fome. Muitas coisas que não chamariam sua atenção acabam chamando e o resultado é uma compra bem maior. Da mesma forma um trader eufórico pode ter dificuldade de perceber uma inversão no mercado a tempo, ou evita realizar uma perda querendo de fato (sem ter consciência quase sempre) evitar a tristeza que tal realização traria como conseqüência.

Um exemplo de como nossa emoção funciona é dado por Paul Eckam, um dos maiores pesquisadores do tema na atualidade. “A gente está dirigindo um carro e, de repente, outro se aproxima como se fosse bater no nosso. Sem pensar, antes de perceber o que aconteceu, gira o volante, pisa no freio. A emoção nos salvou a vida. Se tivesse de pensar na ordem correta, reconhecer o perigo, e pensar no que fazer, não sobreviveria.” (Golemam 2003:145)
A função das emoções é nos por em ação bem rápido, sem tempo para pensar. Entretanto se algumas vezes isto nos salva a vida em outras nos mete em encrencas, principalmente no mercado quando as decisões tomadas de forma impulsiva dificilmente são as melhores. Conhecer um pouco sobre como cada emoção interfere nas nossas decisões pode ajudar e escreverei sobre elas em outras postagens.

Um comentário:

  1. Já conheci muito Trader exatamente desta forma como voce descreveu.(:

    ResponderExcluir